Para que um condomínio seja de fato seguro, é preciso que todos – síndico, moradores e funcionários – estejam cientes do seu papel e saibam o que fazer para garantir a segurança de todos.

A segurança está entre as maiores preocupações dos brasileiros. Uma pesquisa do Ibope realizada em 2018 mostrou que 38% dos brasileiros apontavam violência e segurança como motivos de preocupação. Em um levantamento do Datafolha, realizado no mesmo ano, 20% dos entrevistados apontaram a segurança como um dos principais problemas do país.

Dados como esses mostram como medidas de segurança são necessárias não apenas para efetivamente proteger bens e indivíduos, mas, principalmente, para colaborar para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Não à toa, estudos do começo da década identificavam uma tendência e apontavam que cada vez mais brasileiros decidiam viver em condomínios. Esse comportamento foi motivado, sobretudo, por uma maior sensação de segurança que os conjuntos habitacionais oferecem.

Sendo assim, neste post, confira 3 dicas de segurança para condomínios e como todos podem colaborar. Acompanhe!

OBS.: as dicas a seguir fazem referência gerais a um serviço de portaria virtual. Entre em contato com nossa equipe e saiba como funciona o serviço oferecido pelo Grupo FLS no ABC Paulista específico para sua empresa ou condomínio.

Equipe

Uma das dicas de segurança para condomínios mais importantes é o cuidado na contratação de novos funcionários. Antes de bater o martelo, cheque os antecedentes e busque referências sobre cada um dos candidatos. Mais do que isso, confira as capacitações de cada um deles para a função.

Em relação aos profissionais que atuam no condomínio, como jardineiros, zeladores e pessoal da limpeza, é preciso apostar em treinamentos e orientações específicas sobre as melhoras práticas de segurança. Afinal, é preciso que todos estejam preparados e saibam o que fazer no caso de alguma ocorrência.

Tecnologia

Há uma série de equipamentos de segurança que podem ser instalados no condomínio para auxiliar a gestão do síndico. Soluções como câmeras de alta definição, sistemas de alarme, sensores e CFTV aparecem como as principais alternativas para dar mais segurança a moradores e funcionários. Além disso, outro efeito positivo desse investimento é como a tecnologia impacta na valorização do imóvel.

Acesso

Essa é uma das dicas de segurança para condomínios que está em alta atualmente. As novas tecnologias trazem mais soluções para o monitoramento de área e alternativas para realizar o controle do acesso de pessoas e veículos ao condomínio.

Sistemas de controle de acesso combinam soluções em hardware e software para oferecer mais rigidez na identificação e liberação da entrada e saída de moradores e visitantes. Desde a implementação de tags magnéticas ou biometria para o acesso de pedestres a aplicativos e identificadores a distância para acesso de veículos, o controle de acesso é uma das maiores tendências do setor.

E, nesse contexto, é importante citar a portaria remota, solução em que todos os acessos ao condomínio são controlados a distância, por profissionais especializados, posicionados em uma central de monitoramento 24 horas.

Papel dos moradores na segurança do condomínio

Infelizmente, conhecer as principais dicas de segurança para condomínios não é o suficiente. Por mais que os funcionários façam seu papel e por mais modernas que sejam as soluções utilizadas, nenhum sistema está completo sem a colaboração dos moradores.

Assim, cabe ao síndico orientar as pessoas e estabelecer regras com as principais medidas preventivas e melhores práticas de segurança, que devem ser entendidas e seguidas por todos.

Como orientar moradores do condomínios sobre segurança

Para que funcione, porém, é fundamental que todos os moradores estejam a par das novas determinações. Assim, o síndico deve lançar mão de todas as ferramentas de comunicação condominial que tem à sua disposição: palestras, convocação de assembleias de condomínio focadas no tema segurança, afixação de lembretes nos murais e elevadores, envio de e-mail, mensagens de WhatsApp e até mesmo telefonemas.

Algumas regras e orientações que os moradores devem seguir para que possam colaborar ativamente para um ambiente mais seguro são:

  1. Colaborar com síndico e funcionários, dando ideias e alertando de possíveis riscos ou problemas que possam comprometer a segurança de todos;
  2. Informar visitas frequentes (amigos, parentes, parceiros e domésticas) sobre as regras de segurança do condomínio;
  3. Não expor outros moradores ou a si próprio a situações de risco;
  4. Participar das assembleias de condomínio;
  5. Respeitar as decisões tomadas coletivamente e cooperar com as ações de segurança estabelecidas.

O objetivo do síndico deve ser sempre engajar moradores e funcionários em um espírito de cooperação em prol da segurança do patrimônio e de todos que vivem trabalham no condomínio.