Muitos entendem que a figura do porteiro é fundamental para intermediar entregas, mas como acontece nos condomínios com portaria remota? Acompanhe o artigo e saiba como usufruir das entregas em casa com segurança.

Uma das grandes questões enfrentadas frequentemente pelos síndicos diz respeito aos serviços de entregadores de aplicativos em condomínios, cada vez mais comuns nos dias de hoje.

É fundamental definir regras para serviços de delivery em condomínios

Pode parecer óbvio, mas essa é a primeira medida que um síndico deve tomar para sua própria segurança. Isso porque as leis sobre o assunto não trazem orientações sobre como lidar com os serviços de delivery em condomínios.

Os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação.

Lei Federal 6.538, art. 22

Portanto, se o seu condomínio ainda não possui regras estabelecidas na convenção condominial e no regimento interno, convoque uma assembleia para deliberar sobre o assunto. Com o registro, todos ficam cientes de suas responsabilidades sobre o tema.

Como a portaria remota proporciona segurança em serviços de delivery?

Especialistas em segurança condominial entendem que é melhor não permitir a entrada de entregadores. Outros permitem em casos excepcionais e mediante cadastro interno do entregador. Há, ainda, condomínios com funcionário exclusivo para recepcionar entregas na portaria e levá-las até a unidade particular.

Independente das regras definidas pelos moradores, o controle de acesso é uma prática importante de segurança para condomínios e a portaria remota, como uma tecnologia essencial de modernização, traz facilidade para isso.

Controle e monitoramento completo com eficiência e mais segurança

Com a portaria remota é possível ter o controle e monitoramento de tudo o que acontece nas dependências de uso comum do condomínio. Entrada e saída de pessoas, recebimento e entregas de encomendas, tudo pode ser controlado à distância pela central de monitoramento de modo eficiente, sem expor colaboradores ao risco real de violência ou ameaça com intuito de invasão.

Recebimento de entregas e outras encomendas

Ao chegar no condomínio, o entregador aciona, pelo interfone, a central de atendimento da portaria remota, pois não lhe é possível entrar em contato com as unidades. Ao ser atendido, ele se identifica e informa os dados do morador ao qual se destina a encomenda. Cabe então ao atendente entrar em contato com o condômino e solicitar sua ida à portaria para retirar o produto.

Dessa forma, não há necessidade de entrada de pessoas externas. No caso de entregas de gás e água, pode ser adotado o mesmo procedimento. Vale lembrar que para o caso de entregas de comida e outros produtos menores, o ideal seria a instalação de um passa-volume para evitar qualquer possibilidade de imprevisto devido à abertura de portas externas.

Outras correspondências e mercadorias devem ser recebidas, conferidas e distribuídas pelo zelador em condomínios com portaria remota. Interessante lembrar que já há soluções no mercado de armários inteligentes, facilitando a rotina dos condôminos, não sendo mais necessário depender do zelador para retirar sua encomenda.

Com portaria remota, falhas técnicas são rapidamente resolvidas

A portaria remota é uma das tecnologias inovadoras disponíveis para condomínios não só por oferecer um serviço eficiente e seguro, mas por também ser fácil de controlar seu funcionamento. Se, em qualquer momento, algum dos dispositivos apresentar falhas, seu próprio sistema aciona a empresa responsável para enviar então um técnico e fazer o conserto.

Delivery em condomínio quando o morador não está em casa

Soluções tecnológicas completas de portaria remota oferecem aos condomínios infraestrutura adequada para armazenamento de encomendas.

Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que facilita o recebimento de encomendas, principalmente quando o morador não está em casa. Assim, os moradores não deixam de receber suas entregas no dia agendado e podem retirá-las assim que retornarem. Além disso, as notificações enviadas automaticamente pelo sistema avisam o morador assim que a sua encomenda chegou e também quando foi retirada.

Resumindo, uma solução de portaria remota, aliada a um armário inteligente, são recursos muito eficientes para a segurança do condomínio e para dar eficiência no recebimento de encomendas.

A portaria remota é uma solução que pode oferecer muitos benefícios para o condomínio, indo além do recebimento de encomendas e delivery.

Mais do que proporcionar segurança para os moradores, o serviço de portaria permite que o condomínio faça investimentos em outros setores, uma vez que a solução otimiza as despesas de portaria. Com isso, é possível realizar melhorias na estrutura e implementar outros recursos tecnológicos para tornar os processos ainda mais inteligentes.

Mas, pensando de maneira mais ampla, a solução é bastante vantajosa em vários aspectos: todo o controle de acesso é otimizado, garantindo um monitoramento mais preciso de todas as entradas e saídas do condomínio e de suas áreas comuns, sejam de moradores, funcionários, visitantes ou prestadores de serviço.

A tecnologia permite que sejam gravadas imagens e áudios de quem aciona a portaria, contribuindo para a resolução de possíveis problemas que ocorram no condomínio. Esse acompanhamento é fundamental para uma maior sensação de segurança dos moradores, além de ser um recurso importante para a gestão do síndico.

Cuidados importantes com entregadores de app em tempos de pandemia

Evitar entradas não desejadas, roubos e furtos são casos que podem ser controlados com o auxílio da tecnologia, mas cuidados para evitar contágio por coronavírus precisam ser tomados pelas pessoas. Veja, abaixo, cuidados a seguir ao retirar ou receber alguma encomenda.

  • Utilize máscara ao receber ou retirar alguma encomenda, pois elas podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus.
  • Se possível, escolha o tipo de embalagem para receber seu produto. O vírus sobrevive 24h horas em papelão e até três dias em plásticos.
  • Cuida da higiene da sua moto, seja ela a moto da empresa, alugada, ou moto própria.
  • Higienize a embalagem. Lave suas mãos e limpe a embalagem com álcool 70% assim que chegar em casa.
  • Dentro do possível, faça pagamento com o cartão quando retirar a encomenda. Evite manusear cédulas. Se conseguir fazer o pagamento por aplicativo, melhor ainda.

OBS.: as dicas a seguir fazem referência gerais a um serviço de portaria virtual. Entre em contato com nossa equipe e saiba como funciona o serviço oferecido pelo Grupo FLS no ABC Paulista específico para sua empresa ou condomínio.