Como o nome já diz, esse sistema ajuda a acompanhar as atividades da sua empresa e as condições de seu patrimônio 24 horas. Em geral, isso envolve a instalação de câmeras de segurança, detectores, trancas eletrônicas, entre outros aparelhos. Todos conectados a um mesmo ponto de observação. Dessa forma, qualquer problema pode ser detectado e resolvido bem mais rápido.

Quem administra uma empresa, independentemente de setor ou porte, precisa se preocupar com a integridade do seu patrimônio de maneira constante.

Quando algo quebra ou ocorre algum acidente (ou até mesmo um roubo), é normal que você queira descobrir o acontecido o mais rápido possível e tomar uma atitude. Uma forma de conseguir isso é investir em uma central de monitoramento em tempo integral.

Seja para proteger veículos, equipamento pesado ou controlar o acesso a locais restritos, ter um sistema assim pode ajudar muito na segurança do negócio. Se ainda estiver em dúvida, continue lendo para entender como essa central funciona e como ela pode auxiliar seu negócio.

Central de monitoramento: como funciona

Comunicação direta

O ponto mais importante do monitoramento é sua cadeia de comunicação. Quando algum problema for detectado, será possível acionar uma linha direta entre você e qualquer parte envolvida.

Por exemplo: se uma porta com fechadura eletrônica é aberta, você pode receber um relatório de quando isso ocorreu e quem o fez através do uso de um cartão de identificação.

Alarmes rápidos

Em alguns casos, a emergência é muito grande e não há tempo para notificar ninguém. Nessas situações, vale mais a pena ter alarmes que emitam um pedido de ajuda imediato, seja para a polícia, para a seguradora ou o corpo de bombeiros.

Além disso, o sistema de monitoramento também serve para alertar as pessoas presentes sobre outros perigos imediatos.

Porque uma portaria remota é melhor!

1. Proteção do patrimônio

Uma central de monitoramento é a melhor maneira de assegurar a proteção do patrimônio da sua empresa. Boa parte das perdas em caso de acidentes ocorrem por simples atrasos na resposta, seja para prevenir danos ou para impedir que a situação se complique.

Mesmo coisas simples, como uma portaria virtual no ABC Paulista, podem fazer uma grande diferença na prevenção de danos.

2. Seguro fácil

Dependendo do contrato de seguro da empresa, pode ser exigida alguma forma de confirmação de que o acidente ocorreu de determinada forma — algo que mostre um incêndio, roubo, falha de equipamento, etc.

Com uma central de monitoramento 24 horas, não só a maior parte desses problemas é evitada, como também é possível remediar tudo de maneira ágil e eficiente.

3. Menos alarmes falsos

Por fim, mas não menos importante, um sistema eletrônico comete bem menos erros que um ser humano. O mesmo vale para o acionamento de alarmes. Interromper um dia de trabalho para lidar com um problema que não ocorreu pode custar tanto quanto o acidente em si.