A pandemia de Covid-19 alterou completamente a rotina nos condomínios comerciais de todo o Brasil. Em um primeiro momento, ainda em meio às incertezas, muitos síndicos se esforçaram para aumentar os cuidados com a higienização dos espaços comuns, bem como de elevadores, catracas e halls de entrada.

OBS.: as dicas a seguir fazem referência gerais a um serviço de portaria virtual. Entre em contato com nossa equipe e saiba como funciona o serviço oferecido pelo Grupo FLS no ABC Paulista específico para sua empresa ou condomínio.

À medida que as ações de isolamento social foram sendo postas em prática, a maior preocupação dos condomínios comerciais se tornou o aumento da inadimplência, causado pela redução ou, em alguns casos, interrupção dos serviços de muitas empresas. Devido a isso, percebeu-se também um aumento nos pedidos de redução das cotas condominiais por parte dos condôminos afetados pela crise.

Além disso, os síndicos de condomínios comerciais ainda tiveram que buscar alternativas para lidar com a difícil equação de reduzir custos e preservar os empregos dos colaboradores que ajudam na manutenção e segurança do local.

E em meio a esse cenário de incertezas, inclusive no campo legal, com diferentes medidas sendo aprovadas no Congresso, cresceu também a preocupação com o controle de acesso ao condomínio. Afinal, em meio à pandemia, como manter esse processo seguro tanto do ponto de vista sanitário quanto em relação a resguardar a integridade do patrimônio e dos condôminos?

Neste post, veja alternativas para fazer o controle de acesso a condomínios comerciais durante a pandemia de Covid-19. Acompanhe!

Como a portaria remota pode ajudar na pandemia

Os principais cuidados para conter a disseminação do novo coronavírus estão relacionados ao distanciamento social entre as pessoas, evitando a exposição e o contágio. Mas como fazer isso se, no dia a dia, os condôminos têm que interagir com os profissionais da portaria para acessar o edifício, pegar encomendas etc.?

A resposta passa pela tecnologia. A portaria remota é uma solução que permite realizar controle dos acessos ao condomínio a distância, preservando o isolamento. O sistema, que surgiu como forma de mitigar os riscos relacionados à segurança da atuação presencial de porteiros – como rendição, assaltos e dormir em serviço – agora desponta como alternativa eficiente de prevenção ao coronavírus.

Isso acontece porque, na portaria remota, não há interação presencial entre o profissional que monitora e controla os acessos ao condomínio, seja com entregadores, prestadores de serviço ou os próprios condôminos. Tudo é feito remotamente, por meio de uma central de monitoramento 24 horas.

Mas não é apenas na redução dos riscos de contaminação por Covid-19 que a portaria remota aparece como solução. A implantação desse sistema de controle de acesso permite aos condomínios reduzir consideravelmente os custos operacionais. Para se ter uma ideia, a economia pode chegar a até 70% na folha de pagamento.