Dicas de segurança para apartamentos e condomínios

A vida em um apartamento ou condomínio muitas vezes pode parecer segura para a maioria dos residentes. Com vários vizinhos, funcionários e possivelmente até guardas de segurança em patrulha, por que alguém deveria pensar duas vezes quando se trata do risco de ser assaltado? Bem, como um veterano de 20 anos na indústria de segurança, estou bem preparado para responder a essa pergunta desagradável.

No ano passado, mais de 2,2 milhões de roubos foram registrados nos Estados Unidos. Desses roubos relatados, 70% alarmantes ocorreram em residências em toda a América. E de acordo com o Conselho Nacional de Prevenção do Crime, apartamentos e condomínios têm 85% mais probabilidade de serem roubados do que outros tipos de habitação.

Por que os residentes estão sofrendo o impacto desses crimes sem coração? Porque vários negócios, lojas e escritórios estão tornando cada vez mais difícil para os criminosos entrarem em suas instalações instalando vários dispositivos de segurança – sistemas de alarme, câmeras, película protetora de vidro, colchetes de porta e muito mais. Isso faz com que os ladrões voltem sua atenção para alvos muito mais fáceis – casas residenciais, apartamentos e condomínios.

Uma lição importante pode ser aprendida com essas estatísticas preocupantes, que é que a melhor defesa contra se tornar uma vítima de roubo ou invasão de casa é aumentar as camadas de segurança. 

Camadas de segurança

Camada 1 – Temporizadores e iluminação:

  • Você também pode usar temporizadores para ligar o rádio ou a televisão enquanto estiver fora
  • Garanta iluminação adequada em torno de suas portas, corredores externos, escadarias e calçadas.
  • Instale alguns temporizadores de luz dentro do apartamento para dar a aparência de ocupação, mesmo quando você não estiver em casa.

Camada 2 – Sistema de alarme:

  • Exiba de forma proeminente a sinalização da empresa de alarme. Isso servirá como um impedimento adicional para os criminosos.
  • Instale um sistema de alarme obscenamente alto que contenha sensores de quebra de vidro, detectores de movimento, discador de celular reserva, botões de pânico sem fio e luzes estroboscópicas externas.
  • Lembre-se de que seu sistema de alarme não impedirá que um intruso entre em sua casa. Mas, na maioria dos casos, o som da sirene costuma ser suficiente para abalar os nervos até mesmo do ladrão mais determinado.

Camada 3 – Portas:

  • Os olhos mágicos devem ter uma lente grande angular e estar dentro do nível de visualização.
  • É fundamental reforçar todas as dobradiças da porta de saída com parafusos de aço de 3 polegadas. As portas devem ser feitas de madeira maciça ou metal.

Camada 4 – Janelas e vidro:

  • Insira uma cavilha de madeira sólida ou uma haste de metal nos trilhos das janelas em risco que deslizam horizontalmente (para os lados), como grandes corrediças de pátio.
  • Todas as janelas acessíveis devem ser tratadas com uma película de proteção de vidro. Embora o ladrão possa eventualmente produzir força suficiente para quebrar, isso exigiria vários esforços para produzir ruído. Porque um ladrão sabe que quanto mais esforço e ruído ele produz resultará em um risco significativamente maior de ser visto ou pego, ele prefere fugir e encontrar um alvo mais fácil do que continuar suas tentativas de quebrar uma janela protegida por película de proteção de vidro.
  • Os apartamentos e condomínios térreos são mais suscetíveis a assaltos do que as unidades de nível superior porque as janelas e portas de vidro deslizantes são facilmente acessíveis, oferecendo aos ladrões outra opção de entrada. Mas mesmo as janelas do andar térreo superior podem representar um risco à segurança se estiverem localizadas perto de escadarias, corredores externos, cercas altas, árvores ou varandas. 
  • Avalie minuciosamente os arredores quanto a esses possíveis riscos à segurança e tome as medidas adequadas para proteger sua residência e você mesmo.

Camada 5 – Paisagismo:

  • Certifique-se de cortar todo o paisagismo próximo ou ao redor do perímetro de sua casa.
  • O paisagismo é lindo; no entanto, também serve como cobertura para o intruso se esconder na escuridão. Os bandidos costumam se esconder em arbustos, esperando que você saia do carro na garagem. Em questão de instantes, eles podem agarrá-lo e conduzi-lo com uma arma até sua casa.

Camada 6 – VOCÊ!

  • Bem, neste caso a camada não é um produto, dispositivo ou mesmo um tangível para esse assunto. A camada é você – então não entre em pânico, tenha a segurança pronta para funcionar.
  • Observe os pontos de entrada e saída em sua residência. Se você está no andar térreo, há alguma janela acessível pela qual você possa escapar, permitindo que você corra para o apartamento de um vizinho? Existe um armário de utilidades onde você pode se esconder até que chegue ajuda, etc.?

É tudo uma questão de camadas, tanto que qualquer tentativa de um ladrão deve ter não uma ou duas, mas “várias” camadas de proteção de segurança. Ao fazer isso, sua residência exigirá mais esforço e habilidade do que a maioria dos intrusos está disposta a fazer; assim, forçando-os a fugir prontamente e avançar para um alvo mais fácil.

OBS.: as dicas a seguir fazem referência gerais a um serviço de portaria virtual. Entre em contato com nossa equipe e saiba como funciona o serviço oferecido pelo Grupo FLS no ABC Paulista específico para sua empresa ou condomínio.

Portaria virtual orçamento em 2022

Está na hora de repensar a portaria do seu condomínio ou instituição? Fale com nossa empresa de portaria virtual para contratar os serviços do Grupo FLS em São Paulo. Oferecemos toda a estimativa e um serviço de alta qualidade. Já trabalhamos com diversas áreas como zeladoria, facilities, limpeza e outros.

Orçamento de portaria virtual em SP


Algumas das principais cidades da região metropolitana atendida São Paulo capital |Santo André | Diadema | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Portaria virtual Mauá | Ribeirão Pires | Suzano