Com a pandemia do novo coronavírus, empresas e pessoas tiveram que se reinventar na hora de trabalhar ou estudar, e termos como trabalho remoto e home office surgiram com toda força. A necessidade de fazer tudo dentro de suas casas levantou a pauta de outros temas a serem discutidos, como: conforto, espaço para trabalho, adaptação de espaços, mudanças de rotina, segurança, entre outros.
O mercado teve que reformular e desenvolver tecnologias e soluções que resolvessem algumas das questões recorrentes desencadeadas por essa situação enfrentada em todo o mundo. Algumas empresas deixaram a portaria convencional e aderiram ao sistema de portaria remota para evitar o contato físico entre pessoas. Tal modificação trouxe melhorias não apenas em questões estratégicas de diminuição de contato e contágio, mas também de confiança e segurança para os funcionários.
De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), houve um aumento de 20% em vendas desse tipo de serviço no ano de 2020, a expectativa da associação é que haja um crescimento de mais de 30% até o fim deste ano.
Você conhece o sistema de portaria remota? O sistema alia tecnologia e segurança para condomínios e imóveis comerciais. Conheça mais sobre esse sistema que tem ganhado mais adeptos a cada dia.
OBS.: as dicas a seguir fazem referência gerais a um serviço de portaria virtual. Entre em contato com nossa equipe e saiba como funciona o serviço oferecido pelo Grupo FLS no ABC Paulista específico para sua empresa ou condomínio.
Entenda a portaria remota
A portaria remota é um sistema de monitoramento e gestão de segurança para condomínios e empresas. Consiste em um aparato tecnológico que é interligado e monitorado por uma empresa terceirizada que realiza o controle de toda a infraestrutura de entrada e saída de pessoas e veículos tanto de condomínios quanto de empresas.
VANTAGENS
- A equipe da central realiza o monitoramento do local em tempo integral, 24 horas por dia e 7 dias por semana;
- Automatização total do condomínio;
- Redução dos gastos com encargos trabalhistas e previdenciários e redução dos riscos aos profissionais da portaria;
- Backup de registros de imagens de segurança e possibilidade de geração de relatórios regulares;
- Eliminação de desgastes de gestão de recursos humanos para os administradores;
- Possibilidade de liberação de acesso sem que o morador ou funcionário esteja no local;
- Manutenção dos equipamentos realizada pela empresa que gerencia o sistema.
DESVANTAGENS
- Problemas de adaptação por parte de condôminos que possuem resistência ou dificuldade com relação à tecnologia;
- Treinamento da equipe e resolução de problemas e dúvidas após a implementação do sistema;
- Eliminação do fator humano na rotina do condomínio ou empresa para o caso de pessoas que estejam acostumadas com a atenção e presença de alguém na portaria;
- O recebimento de encomendas pode ser prejudicado caso não haja uma pessoa responsável por este serviço e precise que o alguém esteja em casa no momento da entrega;
- Vulnerabilidade do condomínio ou empresa caso haja possíveis falhas tecnológicas, queda de rede de internet ou energia elétrica, sendo necessária a aquisição de nobreaks e até mesmo geradores.
Portaria virtual orçamento em 2022
Está na hora de repensar a portaria do seu condomínio ou instituição? Fale com nossa empresa de portaria virtual para contratar os serviços do Grupo FLS em São Paulo. Oferecemos toda a estimativa e um serviço de alta qualidade. Já trabalhamos com diversas áreas como zeladoria, facilities, limpeza e outros.
Orçamento de portaria virtual em SP
Algumas das principais cidades da região metropolitana atendida São Paulo capital |Santo André | Diadema | São Caetano do Sul | São Bernardo do Campo | Portaria virtual Mauá | Ribeirão Pires | Suzano
Sistema de portaria remota
A portaria remota é composta por um sistema totalmente informatizado que integra câmeras na entrada, saída e espaços comuns, interfones, telefones, biometria, cartões de controle de acessos e tags de veículos interligados a uma central de monitoramento 24hs. A central é operada por uma equipe de profissionais qualificados para a gestão da entrada e saída de pessoas e veículos.
Para que pessoas de fora sejam autorizadas a entrar no condomínio ou empresa, elas devem tocar o interfone solicitando a entrada e informar seus dados. Automaticamente, será aberto um chamado na central de monitoramento e o profissional responsável fará contato com o morador ou gestor da empresa que definirá se o acesso será liberado, garantindo total segurança.
O reconhecimento dos moradores e funcionários cadastrados é realizado através de biometria e/ou cartões de acesso. Caso ocorra alguma eventual falha no sistema remoto e a entrada do morador ou funcionário seja negada, a central entrará em contato por meio de chamada de vídeo para fazer o reconhecimento facial e liberar o acesso.
Adaptação ao sistema de portaria remota
Seja em um condomínio ou empresa, o perfil das pessoas que utilizarão o sistema deve ser analisado, pois o sistema de portaria remota modifica totalmente a rotina e a cultura do local, dependendo da autonomia das pessoas que moram no condomínio ou trabalham na empresa, pois continuarão autorizando ou não a entrada das pessoas.
Se no local existe portaria convencional e as pessoas estão acostumadas ou possuem uma relação de longa data com os porteiros, é preciso colocar no papel se uma mudança de sistema seria interessante para aquele local. Existe, para esses casos, a possibilidade de implantação de portaria híbrida.
A portaria remota é uma alternativa que garante mais segurança no controle de acessos aos ambientes internos das empresas e condomínios, modernizando e facilitando o dia-a-dia dos síndicos e gestores. O sistema prevê também a valorização dos imóveis comerciais e otimização dos recursos empregados em segurança e monitoramento.