A portaria remota é a substituição de presença física na portaria do condomínio por um gerenciamento automatizado. O porteiro passa a ser substituído por uma equipe treinada em monitoramento por câmeras e controla o acesso de pessoas 24h por dia.
Simplificando a realidade de segurança nos acessos, a portaria remota utiliza tecnologia para elevar conceitos de monitoramento e segurança.
Saber se é o momento de reajustar a segurança externa de seu condomínio necessita da avaliação de diversos fatores, mas começa com uma questão central:
A portaria pela qual você atravessa hoje, por onde todos os visitantes entram, está bem monitorada?
Se a resposta for não, é hora de repensar. Quanto mais moradores num complexo condominial, mais possibilidade de entrada de invasores disfarçados de visitantes.
Benefícios da portaria virtual
Automatizada, a portaria remota conta com uma equipe treinada de monitoramento, garantindo vários aspectos de segurança condominial e estipulando regras restritas e pré-aprovadas que não serão quebradas: o sistema não faz concessões.
A estrutura tecnológica renovou o controle de acessos, entrada e saída de pessoas e veículos e assegura pessoal treinado por 24h, além de ser mais eficiente e organizada. A portaria remota aciona imediatamente corporações em caso de emergência e de acordo com cada necessidade.
Outro ponto válido na escolha de troca é o baixo custo oferecido após a instalação da tecnologia: você economiza até 60% dos custos condominiais, tendo acesso a ferramentas inovadoras como entradas por impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou QR Codes.
Para visitantes, as opções de liberação são feitas através da portaria eletrônica: um porteiro remoto notifica o morador, por interfone ou aplicativo de celular, e libera a entrada.
Portaria virtual em São Paulo
Proteção
Optar por portaria remota é investir na proteção do condomínio ou não?
Com certeza, sim. Apesar de encantadora pela proficiência tecnológica, a portaria remota é muito mais que boa visualização: ela cobre falhas humanas e coações de diversas formas. Veja mais a seguir:
Mais segura com porteiro à distância
Remotamente, ele não pode ser coagido ou assaltado. Na liberação sistematizada, não há discussão: vai ser sempre preciso que você autorize a entrada.
Funções de liberação mais rápidas e virtualmente acessadas
O gerenciamento fica responsável pelos operadores, mas a tecnologia estará ao alcance de suas mãos.
Portaria remota 24h monitorada por equipe treinada
Com a portaria remota você economiza e otimiza custos com maior retorno de serviço. A ideia é generalizada, mas a instalação, não. Os equipamentos são montados estrategicamente, pelo melhor modo de monitoramento e melhores pontos de visualização. Não facilite imprevistos, invista na portaria remota.
Conforto e rapidez na entrada de veículos e pessoas
Não há mais como fugir do avanço tecnológico. O cotidiano se adéqua ao virtual a cada dia mais. Ter acesso sistematizado é mais rápido, mais vantajoso, agrega mais valor e, é claro, garante mais conforto também.
Parece bem vantajoso, certo?
Com a instituição de regras, é sempre possível garantir mais segurança.
Por esta razão, ao optar por automatizar entradas com portarias remotamente controladas, é fundamental investigar a empresa que vai instalar, realizar manutenção e monitorar o serviço.
Quanto mais avançada for sua opção de escolha, mais seguro o condomínio vai estar. Além disso, não basta apenas fazer a montagem e esperar pelo melhor.
Quando o assunto é segurança, qualquer medida precisa de estratégia: nenhum conceito bem pensado funciona com má execução.
Depois de muita pesquisa, você decidiu tentar a mudança. E agora?
Se depois de toda a exposição do tema você foi convencido de que a portaria remota é imprescindível ao seu condomínio, é preciso pensar como a questão deve ser apresentada aos moradores e a palavra-chave aqui é convenção.
Como a troca de portaria regular por portaria remota é um projeto de larga escala, a modificação vai afetar a vida de todos os moradores do condomínio.
Antes de qualquer sugestão de mudança, vale verificar a convenção de sua moradia para saber se é necessário ou não convocar uma assembleia para votação do tema.
Se for necessário, a troca deve ser aprovada democraticamente.