No momento, você está visualizando Como limpar facilmente objetos domésticos contra o Coronavírus

Quer sejam motivadas pela limpeza da primavera ou pela preocupação com a temporada de resfriados e gripes ou o coronavírus, as pessoas estão focadas mais do que nunca em maneiras de desinfetar os objetos domésticos do dia a dia.

Desinfetantes

O novo coronavírus que causa o COVID-19 pode permanecer  viável por horas a dias nas superfícies. Os especialistas recomendam limpar e limpar as superfícies tocadas com frequência com um desinfetante diariamente durante a temporada de resfriados e gripes para reduzir o risco de propagação de infecções.

Não é possível remover bactérias de tudo que você toca, mas sabão e água, produtos de limpeza domésticos e desinfetantes domésticos são eficazes em superfícies duras, como balcões, mesas, maçanetas, interruptores de luz, maçanetas, mesas, banheiros, torneiras e pias.

Produtos com  alegações antimicrobianas podem ser eficazes contra vírus difíceis de matar. Isso inclui   produtos de  limpeza e alvejante e desinfetantes.

Dependendo dos materiais da superfície, você pode usar soluções com pelo menos 70% de álcool isopropílico ou alvejante doméstico diluído para matar as bactérias. Misture quatro colheres de chá de água sanitária em um litro de água, diz o CDC, depois enxágue com água para evitar descoloração ou danos.

Ou borrife com peróxido de hidrogênio doméstico não diluído, que o CDC diz que funciona nas infecções por rinovírus, a causa do resfriado comum e mais difícil de destruir do que os coronavírus.

Use luvas descartáveis ​​ou laváveis ​​e abra as janelas para melhorar a ventilação ao usar produtos de limpeza e desinfecção.

Produtos de limpeza multiuso com cloreto de dimetil benzil amônio ou triclosan podem criar formas de bactérias que são mais difíceis de matar.

Verifique se o produto não ultrapassou a data de validade.

Quando terminar, limpe as mãos com água e sabão por 20 segundos. Se as mãos não estiverem visivelmente sujas, um desinfetante à base de álcool  que contenha pelo menos 60% de álcool pode ser usado.

Seque com toalhas de papel descartáveis  ou molhe uma toalha reutilizável em água com sabão para destruir quaisquer partículas de vírus que possam ter sobrevivido.

Melhores soluções simples

Graxa:  use sabão em pó ou óculos de proteção e adicione oito partes de água para uma parte de amônia.

Descarte de lixo:  agite no bicarbonato de sódio, que é levemente abrasivo e neutraliza os ácidos fedorentos despejados no ralo.

Mofo ou limpeza de carnes, aves ou peixes crus:  Limpe com alvejante que mata bactérias (nunca misture com amônia ou qualquer outro limpador).

Gabinetes:  use um aspirador portátil para remover a poeira de dentro dos gabinetes. Remova a sujeira e a gordura de dentro e de fora com uma solução neutra de detergente para louças misturado com água limpa e morna. Limpe com um pano limpo e úmido e seque com outro pano limpo, macio e sem fiapos ou um pano de microfibra  para evitar arranhões no laminado e nos armários de alto brilho.

Contadores:  Use um pano de algodão macio e limpo com água e um detergente líquido não químico suave para limpar o laminado de fórmica. Não deixe que a água penetre nas costuras, o que pode fazer com que o substrato inche. Não use limpadores que contenham ácido, álcali ou hipoclorito de sódio que podem danificar, causar corrosão, corroer e descolorir permanentemente a superfície do laminado.

Janelas e espelhos:  dilua limpadores de janela à base de amônia e limpe com  panos de microfibra sem manchas.

Madeira lacrada e outros móveis:  misture água e um pouco de detergente líquido suave e borrife nos móveis, depois limpe com um pano úmido e seque com outro pano limpo e sem fiapos.

Vidro revestido:  use um pano úmido de microfibra ou lenços de tela para óculos, telefones, lentes de câmeras, telas de computador, fones de ouvido e controles remotos. Esfregar com álcool pode causar danos.

Travesseiros:  afofe todos os dias para remover a poeira. Quase todos os meses, pendure-os ao ar livre ou coloque almofadas de espuma e látex no ciclo sem aquecimento do secador. Duas vezes ao ano, limpe travesseiros de plumas e poliéster no ciclo suave da máquina de lavar e seque-os completamente, ou leve os travesseiros para a tinturaria. Lave as fronhas, fronhas e lençóis uma vez por semana.

Vaso sanitário:  Limpe e desinfete com um  limpador de vaso sanitário. Use produtos de limpeza agressivos para remover ferrugem e manchas com moderação.

Pisos: as esfregões de microfibra  são mais eficazes na remoção de sujeira e bactérias, dizem os especialistas.


A empresa de limpeza comercial e serviços terceirizados Grupo FLS, de São Paulo, atende empresas com equipes profissionais.

Entre em contato com o Grupo FLS e solicite um orçamento.


Mais dicas de limpeza

As empresas de limpeza de escritórios usam sistemas desinfetantes de pulverização eletrostática  para atacar os germes em espaços de difícil acesso. O grupo Portland oferece estas dicas de limpeza:

  • Limpe unidirecional:  Limpe uma superfície em uma direção e não volte na direção oposta para evitar deixar germes.
  • Código de cores dos panos:  identifique os panos para espaços específicos para não contaminar a cozinha com o pano do banheiro.

E não se esqueça de limpar seu material de limpeza. Use um pano desinfetante nas bombas dispensadoras de sabão. Lave os panos de limpeza, sacuda espanadores e vassouras e coloque a esponja de cozinha no micro-ondas por dois minutos diariamente e, em seguida, substitua-a a cada duas semanas.

É recomendado enxaguar as máquinas de lavar não autolimpantes com vinagre branco destilado a cada seis meses para remover bactérias e odores de mofo. Execute um ciclo regular com água quente e duas xícaras de vinagre branco em uma máquina de lavar vazia. Em seguida, limpe o interior para eliminar o acúmulo e execute um ciclo de água quente para enxaguar.