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Manter um escritório limpo é uma boa maneira de manter tudo funcionando perfeitamente em um ambiente profissional. Muitas pessoas não consideram a quantidade de limpeza necessária em um escritório para garantir que a área esteja livre de desordem e outros fatores invisíveis, como o acúmulo de germes em superfícies compartilhadas como mesas, bancadas e teclados. Se você não ficar por dentro das tarefas de limpeza exigidas em um ambiente típico de escritório, poderá começar a notar problemas como papelada perdida, cheiros ruins e falta de colegas no trabalho devido a doenças. 

Para evitar que isso aconteça em seu escritório, dê uma olhada nesta lista de 17 dicas simples e eficazes de limpeza de escritório e tente incorporá-las à sua rotina regular de limpeza.


17 dicas eficazes de limpeza de escritório

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1. Limpeza de carpetes

Vamos começar de baixo. A maioria dos escritórios tem algum tipo de carpete colocado em toda a área. Quer seja apenas em alguns escritórios, ou se cobre todo o seu espaço de trabalho, o carpete em um escritório pode começar a ficar visivelmente sujo em um curto período de tempo. Passar um aspirador de pó no carpete, corredores e tapetes no escritório semanalmente é um bom começo, mas às vezes os carpetes precisam de uma limpeza mais profunda para remover qualquer poeira, sujeira e bactérias incrustadas. Nesses casos, você pode alugar um limpador de carpetes ou pedir ajuda profissional.

2. Organização

Mesmo no mundo digital de hoje, às vezes pode parecer que não há fim para a quantidade de papelada que atravessa sua mesa. Ficar no controle de uma desordem como essa pode tirar muito estresse e frustração no escritório, sem mencionar que o espaço de trabalho de todos parecerá limpo e organizado.

3. Siga um checklis

Uma das maiores fontes de estresse em qualquer trabalho é receber uma atribuição sem as instruções adequadas sobre como concluí-la. Uma coisa é informar seus funcionários que é hora de limpar o escritório, mas se você não lhes disser em que eles precisam concentrar seus esforços de limpeza, você poderá descobrir que o escritório nunca fica tão limpo quanto você deseja. Ao estabelecer claramente em quais itens se concentrar durante a limpeza em uma lista de verificação, você nunca terá que se perguntar por que certas áreas do escritório não estão sendo limpas. Além disso, você pode usar esta lista de verificação para distribuir as responsabilidades de limpeza por todo o escritório, de forma que apenas um punhado de funcionários não acabe fazendo a maior parte da limpeza por conta própria.

Limpeza terceirizada

Empresa de serviços terceirizados

O Grupo FLS trabalha em São Paulo com serviços terceirizados de limpeza, conservação, portaria, monitoramento, zeladoria e outros. Atende condomínios, empresas, indústrias, escolas, clínicas e demais intuições.

4. Pó

Eliminar a poeira que se acumula nas superfícies é uma ótima maneira de garantir que tudo fique arrumado e que os trabalhadores não sejam expostos a germes nocivos. Usar lenços desinfetantes no final da semana em teclados, telefones e outras superfícies é uma ótima maneira de reduzir a poeira e melhorar a produtividade, pois os trabalhadores têm menos probabilidade de adoecer.

5. Designe um local para tudo

Manter o controle de itens pessoais e compartilhados no escritório pode ser difícil se não houver locais específicos para colocar as coisas. Você já se sentiu frustrado quando alguém saiu com algum equipamento de escritório de que precisava para terminar uma tarefa? Ao designar um local para seus itens de escritório, você não terá que perder tempo vasculhando a desordem da mesa ou andando pelo escritório procurando coisas novamente!

6. Esvaziar lixeiras

Pedaços de papel e outras porcarias podem se acumular rapidamente se alguém não quiser esvaziar as lixeiras. Tente colocar lixeiras adicionais ao redor do escritório para que não encha muito rapidamente e certifique-se de que cada lixeira esteja sendo esvaziada no mínimo semanalmente.

7. Limpeza da cozinha

Seguindo a dica da lista de verificação, você sempre deve designar um horário e uma pessoa para cuidar da limpeza da cozinha. É importante dar à sua equipe um local limpo e seguro para preparar a comida no escritório.

8. Sala de descanso

Se você tiver uma sala de descanso separada no escritório, também é uma boa ideia designar um horário e uma pessoa para cuidar da limpeza dessa área comum. Manter uma lista rotativa das pessoas que cuidam da limpeza ajudará a encorajar todos no escritório a contribuir para manter as coisas arrumadas.

9. Banheiros

Muitos escritórios terão algum tipo de equipe de zeladoria para cuidar da limpeza do banheiro do prédio. Se este não for o caso no seu local de trabalho, certifique-se de desinfetar regularmente as superfícies dos banheiros para mantê-los sempre limpos e livres de germes.

10. Atualize seu equipamento

Você pode economizar muito tempo para você e sua equipe, garantindo que eles tenham os equipamentos de limpeza mais recentes para trabalhar. Lembre-se de que sua equipe está lá para trabalhar, não coloca todos os esforços na limpeza, portanto, facilitar ao máximo os trabalhos de limpeza é uma boa maneira de promover um ambiente de trabalho positivo.

11. Pratique Métodos Ecológicos

Dependendo do tamanho do seu escritório, você pode gerar muitos resíduos e poluição se não adotar métodos de limpeza verdes no trabalho. Usar produtos de limpeza ecológicos em vez de produtos químicos prejudiciais é uma boa prática. Você também deve considerar a manutenção de um sistema de reciclagem de escritório, se ainda não tiver um.

12. Opte por plantas falsas

A folhagem de verdade no escritório pode parecer adorável, mas eventualmente as plantas de verdade começarão a murchar e apodrecer. Em alguns casos, você pode inadvertidamente fazer com que um funcionário tenha uma reação alérgica causada por uma planta de interior. Flores e plantas de plástico e seda ainda podem iluminar o escritório sem toda a bagunça e problemas extras.

13. Mantenha espanadores e desinfetantes disponíveis

A maioria dos funcionários compartilhará seu desejo por um espaço de trabalho limpo e seguro, portanto, você deve fornecer a eles tantas oportunidades quanto possível para tomar a iniciativa e limpar a sujeira. Disponibilizar produtos de limpeza rápida como Swiffers e toalhetes desinfetantes para todos pode ajudar muito a manter um escritório totalmente limpo.

14. Investir em revestimentos para latas de lixo

Levar o lixo para fora pode ser um grande aborrecimento se você também tiver que se preocupar em limpar a lixeira. Ao fornecer revestimentos de latas para todos, você pode economizar muito tempo e esforço a cada semana, quando for a hora de retirar o lixo.

15. Designar áreas de alimentação

Às vezes, os funcionários vão querer comer em suas mesas, mas isso muitas vezes pode levar a bagunças nas mesas e nos equipamentos eletrônicos. Ao implementar uma área de alimentação designada, você pode reduzir o número de derramamentos em áreas de trabalho.

16. Estabeleça um Horário de Limpeza

Uma vez por semana, talvez, pode ser uma boa ideia fazer com que todos passem de 10 a 15 minutos arrumando sua área. Isso pode tornar o esforço coletivo de limpeza muito mais tranquilo e manterá todos responsáveis ​​pelo estado de sua área de trabalho ou mesa.

17. Contrate os Profissionais

Depois de um tempo, você pode considerar o custo de contratar um serviço de limpeza. Com uma equipe de profissionais bem equipada como os do Grupo FLS cuidando da limpeza do seu escritório, você nunca mais terá que se preocupar com o estado do seu espaço de trabalho ou com a saúde dos seus funcionários. Contate-nos hoje para discutir suas necessidades de limpeza de escritório!