No momento, você está visualizando Limpeza de escolas e universidades: equipe própria ou Terceirizada – qual a melhor?

É muito comum que escolas e universidades tenham seus próprios funcionários cuidando de tarefas de limpeza de suas instalações. Isso é conhecido como limpeza interna e, como discutiremos mais tarde, pode haver razões muito específicas pelas quais essa é a melhor opção para algumas instituições de ensino. No entanto, os administradores de escolas e universidades não devem dispensar a contratação de suas necessidades de limpeza, chamadas de limpeza terceirizada. Ambas as estratégias oferecem seu próprio conjunto de benefícios, incluindo o potencial para economias de custo significativas.

Portanto, vamos dar uma olhada em ambas as opções, com o objetivo de ajudá-lo a selecionar qual funcionaria melhor para as necessidades da sua escola.


A empresa Grupo FLS trabalha com limpeza terceirizada em São Paulo, incluindo serviços de portaria, zeladoria e outras atividades para escolas e universidades. Entre em contato para solicitar um orçamento de serviços terceirizados ou para saber mais sobre como funciona o contrato e modelo de trabalho.


Limpeza com equipe própria

Programação

As escolas e universidades podem ter uma variedade de horários de trabalho e aulas em cada um de seus edifícios, portanto, pode ser preferível que a limpeza seja feita no início da manhã, durante o dia ou muito tarde da noite. Nesse caso, uma equipe de limpeza interna pode oferecer mais flexibilidade.

Segurança

Muitas escolas têm seus prédios limpos por funcionários internos devido a questões de segurança. Como um administrador escolar pode não saber exatamente quem está limpando as instalações se o trabalho for terceirizado, ele ou ela pode decidir que é melhor trabalhar com limpadores internos.

Familiaridade

Os trabalhadores de limpeza internos provavelmente estão muito familiarizados com o trabalho que está sendo executado e com as necessidades especiais das instalações. Embora um serviço de limpeza terceirizado provavelmente receba essas informações com o tempo, essa familiaridade oferece um valor considerável no processo de tomada de decisão.

Membros da equipe

Em relação aos pontos já mencionados, os trabalhadores de limpeza internos fazem parte da “equipe”. Essencialmente, eles fazem parte da família da escola ou universidade, e alguns administradores preferem que seja assim.

Treinamento de Segurança

Como parte da equipe, os trabalhadores de limpeza internos são atualizados, juntamente com outros funcionários, sobre questões de segurança relacionadas aos equipamentos, produtos químicos e produtos utilizados e outras questões de segurança nos prédios da escola. Os trabalhadores terceirizados de limpeza também podem ser atualizados, mas muitas vezes não o são, o que pode resultar em um infeliz incidente.


Limpeza Terceirizada

Economia de custos

Vamos discutir a economia de custos potencial desde o início, pois esta é provavelmente a área onde o maior benefício pode ser obtido com a limpeza terceirizada. Com trabalhadores de limpeza internos, a escola ou universidade deve pagar todos os impostos trabalhistas, indenizações trabalhistas e outras despesas para esses trabalhadores, da mesma forma que faria com qualquer outra pessoa da equipe; se esses serviços forem terceirizados, esses custos são pagos pela empresa de limpeza, juntamente com seguro, saúde e benefícios semelhantes aos empregados.

Custos de Fornecimento

No serviço terceirizado, todos os equipamentos, soluções de limpeza e demais produtos utilizados na limpeza são adquiridos pela própria contratada, não pela escola ou universidade. Além disso, se o contratante for membro de uma organização de compras em grupo, ele poderá comprar suprimentos a preços reduzidos. Frequentemente, essas economias são incorporadas aos encargos do empreiteiro, resultando em outra economia de custos para a escola ou universidade.

Orçamentos

Se os orçamentos da escola ou universidade forem reduzidos, os administradores simplesmente devem dizer ao contratante que ajustes no serviço – como a redução da frequência de limpeza – são necessários. Por outro lado, com a limpeza interna, isso pode exigir que os administradores façam reduções de pessoal, o que pode acabar sendo complicado e deixar algumas necessidades de limpeza insatisfeitas

Contratação e Demissão

Relacionado à redução do orçamento de limpeza, quando se trata de contratação e demissão, a maioria dos administradores prefere focar nos trabalhadores realmente necessários para a escola ou universidade prestar seus serviços; muitas vezes, preferem não se responsabilizar pela contratação ou demissão de trabalhadores de limpeza.

Supervisão e treinamento

Com uma equipe de limpeza interna, a supervisão e o treinamento tornam-se responsabilidade do administrador da escola. Os prestadores de serviços terceirizados geralmente têm um programa de treinamento padronizado para que seus trabalhadores sejam treinados e familiarizados com os produtos químicos e equipamentos que usam, juntamente com as melhores práticas para o uso desses produtos. Muitas vezes, esse treinamento não é o foco dos administradores internos e pode ser esquecido.


Qual é melhor?

Como você pode ver, certamente existem prós e contras valiosos em ambos os lados do debate sobre limpeza interna e terceirizada.

Se a segurança e a proteção são suas principais preocupações, é melhor ir com uma equipe de limpeza interna. Com um provedor de serviços terceirizado, você não pode controlar quem realmente trabalha nas instalações e quem possui as chaves, e pode ser difícil manter esses trabalhadores atualizados sobre quaisquer mudanças nas questões de segurança nas instalações.

No entanto, se os custos são uma preocupação importante, então, na maioria dos casos, a melhor opção é terceirizar e contratar um limpador de contrato. Embora os administradores não tenham mais que contratar, demitir, supervisionar ou treinar trabalhadores de limpeza ao terceirizar a limpeza, eles devem assumir a responsabilidade de contratar a melhor limpadora para o trabalho. As melhores práticas podem incluir o seguinte:

  • Prepare um “escopo de serviços de limpeza”, garantindo que todas as tarefas de limpeza necessárias em seus edifícios sejam postas por escrito.
  • Envie “solicitações de propostas” com base no escopo dos serviços de limpeza para empresas de limpeza adequadas. Procure 5 a 10 empreiteiros que estejam familiarizados com escolas e universidades de limpeza, tenham o equipamento necessário, forneçam treinamento de limpeza adequado para seus funcionários e atendam aos requisitos de seguro.
  • Procure uma empresa de limpeza de contrato maior. Muitas vezes, essas empresas maiores dedicam mais tempo e atenção ao treinamento e à verificação de antecedentes. Eles provavelmente também pertencem a uma organização de compras em grupo, o que pode tornar seus encargos mais competitivos.
  • Limite sua lista a três contratados e peça a cada um para preparar uma apresentação. Isto é muito importante. Você não está procurando o empreiteiro que oferece o melhor desempenho; você está procurando o empreiteiro com quem acredita que pode contar e trabalhar e que atenda às suas necessidades de limpeza de forma mais eficaz.