A limpeza de áreas externas em condomínios é um assunto que merece a sua total atenção. Afinal, esses são locais por onde passam pessoas e animais diariamente. Sendo assim, é essencial esses espaços limpos e higienizados para evitar a proliferação de bactérias, fungos e até mesmo vírus.

Além disso, manter uma boa apresentação contribui para a preservação do prédio e para a valorização do empreendimento. Se você quiser aprender como garantir a limpeza de áreas externas em condomínios, leia o nosso post completo agora mesmo!

Terceirização de limpeza de condomínios

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 1

Condomínios, principalmente os que são muito grandes, precisam de uma equipe profissional para executar sua manutenção. Por isso, empresas de terceirização trabalham com serviço de limpeza terceirizado, com vários profissionais capacitados e orientados a usar os equipamentos e produtos adequados para cada tipo de ambiente e superfície.

Sendo assim, o síndico contrata o serviço de limpeza, juntamente com a equipe, produtos e equipamentos que serão destinados a atender determinado condomínio. Em casos de faltas, a própria empresa terceirizadora se encarrega de encaminhar um profissional substituto, para que o trabalho não seja prejudicado.

Terceirização de mão de obra

Muitas vezes terceirizar serviços não é o melhor caminho, mas sim contratar mão de obra terceirizada. A vantagem da mão de obra terceirizada é que ela está sob sua responsabilidade, sem depender da gestão da terceirizadora.

Conservação e limpeza de áreas externas em condomínios

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 2
Portaria em condomínio Grande ABC

Limpeza de fachadas

Fachadas de vidro, seja em arranha-céus ou em prédios baixos ou residências, são um atrativo estético para os condomínios. Mas, além da instalação, é preciso que, de tempo em tempo, seja feita corretamente a manutenção e limpeza da estrutura, a fim de manter e prolongar todos os benefícios que ela oferece.

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 3

A limpeza de fachadas e vidros deve ser feita com certa periodicidade de acordo as características e localização do condomínio. “Aparentar sujeira” não é o único critério, já que a limpeza também é parte da manutenção da estrutura e pode eliminar substâncias agressivas. A limpeza de fachadas e janelas deve ocorrer mensalmente nas seguintes situações:

  • Se o condomínios está em locais com muito trânsito (com fuligem, culpa da fumaça dos carros)
  • Em parques e regiões costeiras (com maresia e limo)
  • Em regiões onde chove bastante (água com alto teor de minerais, como cálcio e magnésio)

Jardinagem de condomínios

Um dos primeiros ambientes externos que vêm à cabeça quando falamos em áreas externas em condomínios é o jardim, você concorda? As áreas verdes, além de contribuírem com o meio-ambiente, embelezam o pátio, deixando o ar renovado.

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 4

Por isso, contrate um serviço especializado em jardinagem: esses profissionais sabem exatamente o momento certo para plantar mudas, podar árvores e cortar a grama.

Além disso, eles sabem os tratamentos ideais para fungos e pragas — mantendo o seu jardim totalmente saudável e sem as tradicionais ervas daninhas.

Espaços para festas

Todo condomínio tem um espaço ou salão para festas. Sejam festas familiares, festas infantis com aluguel de brinquedos infláveis em São Paulo, ou eventos sociais, a limpeza é fundamental. O agendamento para a limpeza do espaço da festa é necessário, bem como a limpeza depois do evento.

Locação de brinquedos infláveis para festas em, condomínios.

Portaria central

A portaria central precisa ser, diariamente, limpa e organizada. Os objetos de uso comum precisam ser higienizados constantemente para evitarem a proliferação de vírus e bactérias.

Invista em mobiliário e folhagens que criem um ambiente mais aconchegante. Contudo, não pode ter poeira nos móveis e sujeira no chão.

Sendo assim, tenha muita atenção, principalmente nos dias chuvosos, quando as pessoas costumam entrar com os guarda-chuvas pingando. Uma ideia é manter na recepção um embalador — isso evita o chão fique molhado e marcado de pegadas.

Limpeza de Garagem de condomínio

As garagens também são consideradas áreas externas em condomínios. Sendo assim, informe o que os condôminos podem ter em seus boxes individuais — o padrão visual é sempre muito importante tanto para a organização quanto para a valorização do empreendimento.

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 5

Normalmente, as garagens acumulam muita sujeira e bagunça. Por isso, invista em uma limpeza pesada (escovar o chão, lavar os vidros e o teto) pelo menos uma vez por semana.

Limpeza de escadas

Como as escadarias acumulam muita sujeira, é essencial fazer uma limpeza leve diária. Para isso, uma vassoura ou um aspirador de pó já é o suficiente. Depois, passe um pano úmido com produto específico para o material do piso.

Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 6

Semanalmente, invista em uma limpeza mais pesada: além da vassoura e do pano, utilize uma escova para retirar as marcas de sapato do chão e as manchas de insetos mortos que sempre se acumulam.

Além disso, é fundamental passar uma vassoura para remover as teias de aranha que ficam nos cantos do teto. Se tiver janelas ou blocos de vidro, é preciso limpar com produtos específicos.

Limpeza de Piscina de condomínio

Piscina limpa é sinônimo de segurança. Por isso, ela precisa de um tratamento diário especial. Utilizando produtos específicos:

  1. escove as paredes da piscina;
  2. utilize uma peneira para retirar os resíduos;
  3. aspire a sujeira depositada no fundo;
  4. filtre as impurezas da água;
  5. utilize o tratamento químico adequado;
  6. use uma capa protetora para evitar que sujeiras se acumulem.
Como fazer a limpeza de áreas externas em condomínios com funcionários terceirizados 7

Manter a limpeza de áreas externas em condomínios em dia é uma atitude extremamente importante. Esse ambiente é de uso comum dos moradores; por isso, precisa estar conservado e organizado. Isso contribui para a valorização do empreendimento e garante perfeitas áreas externas em condomínios.

Conheça as vantagens da terceirização de limpeza em condomínios

Além de eliminar as responsabilidades do síndico com as contratações e demissões, com os incômodos com as faltas dos funcionários e com os custos trabalhistas, a terceirização do serviço de limpeza permite também que possíveis ações de funcionários contra o condomínio sejam evitadas.

Para isso, o condomínio deve, logicamente, fornecer ambiente adequado para o trabalho. O Grupo FLS já se encarrega de prestar toda a atenção e os cuidados necessários com a segurança dos profissionais, com equipamentos adequados. Porém, é de responsabilidade do contratante providenciar um local para descanso e alimentação dos funcionários, além de um ambiente que os respeite e não os sobrecarregue.

A contratação de empregado, além de mais onerosa, exige tempo para o recrutamento e treinamento. Além da necessidade de encontrar um substituto para os dias de férias e de eventual falta do titular.

Ao contratar um diarista, por sua vez, traz como desvantagem a necessidade de estar constantemente à procura de um colaborador. E, sendo ele eventual cada um desempenhará o trabalho de uma maneira e, provavelmente, sem a atenção e o treinamento necessário.

Além disso, se o condomínio optar por contar sempre com um mesmo trabalhador, terá que assinar a CTPS e pagar todas as verbas, salariais e previdenciárias devidas por todo o período em que estiver em tal condição.