A Revista Veja, publicou um estudo de hábitos de consumo da consultoria Accenture, que revelou um prejuízo das empresas nacionais de 217 bilhões de dólares, somente em 2015, com desistência ou a migração de clientes insatisfeitos para a concorrência. Tudo isso, consequência do mau atendimento de algumas prestadoras de serviços brasileiras.
Por isso, é preciso fazer boas escolhas na hora de contratar uma empresa. O caminho é terceirizar certo e não apenas terceirizar.
Serviços terceirizados
- Limpeza de fachadas e vidros no Grande ABC
- Limpeza e Conservação de Condomínios
- Limpeza pós obra no Grande ABC
- Limpeza terceirizada no Grande ABC
- Monitoramento
- Portaria terceirizada no ABC Paulista
- Serviços terceirizados para condomínios ABC Paulista
- Terceirização de Portaria
- Zelador terceirizado no ABC Paulista
E não são apenas as empresas privadas, que amargam prejuízos ao contratar serviços de uma empresa sem capacidade técnica para atendimento. Órgãos públicos também cometem o mesmo erro em algumas ocasiões. Cito como exemplo as Olimpíadas no Rio de Janeiro, onde o Governo Federal contratou uma empresa para disponibilizar 5 mil profissionais, que deveriam atuar nas arenas olímpicas e no entorno das competições.
A empresa, que era de RH e não de segurança, apresentou no prazo acertado pouco mais de 500 funcionários (10% do necessário), justificando não ser capaz de contratar os profissionais para o exercício da função. Resultado: o contrato foi rescindido nas vésperas do início dos jogos e a Força Nacional precisou assumir todo o aparato de segurança emergencialmente.
Portanto fica a dica: o melhor, se não o único caminho para reduzir os custos da Administração Pública e de empresas privadas é a terceirização. Contratar empresas consolidadas no mercado e com experiência comprovada nas atividades a serem realizadas, minimiza os riscos de insatisfações e pode garantir maior qualidade nos serviços.
Como contratar empresa de serviços terceirizados
Percebeu o quanto pode ser vantajoso investir na terceirização dentro da sua empresa? O procedimento, mesmo sendo fácil, exige certos cuidados para que todo e qualquer tipo de risco seja evitado.
As empresas precisam focar toda sua atenção para o seu core business, ou seja, direcionar a energia dos gestores e colaboradores paras as atividades em que são especialistas e que demandam conhecimento específico no ramo de negócio. Para as demais atividades, como limpeza e conservação, segurança e apoio administrativo, terceirizar é a melhor opção. A terceirização, além de mais econômica a médio e longo prazo, permite que as empresas não percam tempo com pequenos detalhes e preocupações, que podem desviar a atenção nos objetivos traçados.
Mas é preciso pesquisar muito bem antes de contratar uma empresa terceirizada. Com o crescimento do mercado de prestação de serviços, muitas empresas surgiram no país. O problema é que algumas iniciaram as atividades sem conhecer o ramo e visando apenas lucro, sem se preocupar com a excelência no atendimento.
Veja as necessidades da sua empresa ou condomínio
Antes de procurar por qualquer tipo de terceirização de serviços, é imprescindível que a empresa tenha bem claro quais são as suas verdadeiras necessidades.
Essa avaliação, além de delimitar quais são as melhores oportunidades de investimento, mostrará, ainda, quais processos podem ser melhorados ou em que é possível minimizar custos por meio da contratação.
Nesta etapa ainda, é válido elencar os valores disponíveis para investimento com terceirizadas.
Busque por empresa prestadora de serviços
Após ter as necessidades da empresa bem definidas, é hora de buscar por terceirizadas que ofereçam soluções reais para o negócio. Por exemplo, se na etapa anterior estabeleceu-se que existe um problema na contratação e na manutenção de pessoal para limpeza, que tal terceirizar essa parte?
Para tanto, pesquise por empresas que oferecem este serviço e verifique seu histórico no mercado. Procure pedir por referências para clientes dessas empresas e veja o portfólio de serviços.
Faça um bom contrato de serviços terceirizados
A terceirização de serviços é regida por contratos de trabalho cuja responsabilidade, bem como direitos e deveres de ambas as partes ficam estabelecidos ali. Nesta etapa, é importante deixar claro de que forma se dará o contato entre as partes, a quem a empresa deverá se reportar em casos de dúvidas, imprevistos e assim por diante.
Também é nesse momento que se estabelece as formas de feedback e o tempo de duração do contrato assinado. Jamais assine esse importante documento se ainda estiver com algum tipo de dúvida, certo?
Acompanhe os serviços prestados
Não é porque você terceirizou determinado setor da empresa que poderá lavar as suas mãos. É fundamental que você, ou algum outro funcionário responsável, fiscalize os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a fim de que sejam feitos aperfeiçoamentos constantes.
Se alguma coisa, que não foi combinada, acontecer, é importante que a empresa assuma a postura correta, seja para chamar a atenção ou para reportar o acontecido. Fiscalizar o trabalho é, também, um modo simples de saber se valeu, ou não, a pena investir.
Cuidado com empresas muito baratas
Por fim, esta última etapa poderia até ser intitulada como dica. Erroneamente, muitos empresários se lançam na procura por empresas terceirizadas visando única e exclusivamente à redução de custos do negócio.
Devido a isso, muitas empresas contratam serviços incompletos ou de baixa qualidade que, ainda que impactem positivamente na folha de pagamento da empresa, acabam por atrapalhar as rotinas empresariais, prejudicando os funcionários e até mesmo causando a perda de clientes. Este tipo de parceria não é recomendável em nenhuma situação! Fuja destas armadilhas!