Dentre os serviços logísticos envolvidos na cadeia de suprimentos, a distribuição é o mais terceirizado pelas empresas.

Tendência semelhante ocorre em economias emergentes como a do México, a partir de empresas estrangeiras construindo fábricas no país e enviando seus produtos ou peças acabadas para os países de origem envolvendo procedimentos aduaneiros ou, pelo menos, outras empresas nacionais com centros de distribuição em outros estados.

Essa mudança no cenário financeiro e comercial do México, incluindo fatores como a volatilidade dos mercados de câmbio, a intrusão de novas tecnologias de comunicação e a melhoria dos meios de transporte, estabeleceu uma tendência em que as empresas estão migrando para processos de terceirização onde carecem de eficiência , e que contribuem com pouca diferenciação.

A delegação desses processos permite às empresas focar em sua missão e núcleo de negócios para que possam alcançar melhores resultados, ouvir e satisfazer seus clientes e aumentar sua competitividade em seus setores de atuação por meio da redução de custos, prioridade do diretor de compras de qualquer empresa.

Terceirização de logística em São Paulo

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Vantagens da terceirização

Empresas que visam crescer e ampliar seus mercados firmam parcerias com fornecedores de serviços logísticos que trazem grandes vantagens, tais como:

  • Evitar a descapitalização da construção de novas instalações de armazenamento e distribuição em novos mercados.
  • Reduzindo riscos por ter um fornecedor com experiência em trâmites aduaneiros e burocráticos.
  • Minimizando os custos de transporte, armazenamento e distribuição, transformando custos fixos em custos variáveis ​​e aproveitando as economias de escala do fornecedor.
  • Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, otimizando os prazos de entrega.
  • Aumentar a produtividade, agilizando os processos de armazenamento e distribuição.
  • Concentrar esforços nos objetivos estratégicos do negócio, evitando a distração de realizar operações fora do core business da empresa.
  • Acessando tecnologia de ponta aplicada à logística que permite um melhor acompanhamento dos embarques e do funcionamento contínuo da cadeia de suprimentos.
  • Diminuir o impacto ambiental das operações logísticas graças à experiência e às melhores práticas do fornecedor neste sentido.

Como escolher a melhor proposta

É quase uma conclusão natural para um diretor de compras, apoiado pela área de produção, escolher esse modelo ao entender os benefícios da contratação de serviços terceirizados de logística e ao seguir estas etapas: 

  1. Analise as reais necessidades da empresa, ou os resultados, e como estas podem ser melhoradas tendo seu próprio departamento de distribuição; depois disso, elabore uma lista de metas para orientá-lo em sua busca por um fornecedor.
  2. Liste os requisitos técnicos e operacionais da empresa em detalhes para que você possa solicitar propostas de diferentes empresas de logística.
  3. Avalie as propostas dos fornecedores para descobrir quais oferecem as maiores vantagens e os menores custos.
  4. Elabore um contrato com o fornecedor especificando os serviços a serem prestados, a tabela de honorários de cada um desses serviços, a forma como serão solucionados os imprevistos e os principais indicadores de desempenho para medir e avaliar os resultados.
  5. Juntos, definem qual tecnologia e sistema de informação permitirão à empresa supervisionar e monitorar as operações do fornecedor.

Avaliação da eficiência do serviço logístico

As empresas têm como objetivo fabricar, produzir ou desenvolver serviços para atender às necessidades e interesses dos clientes a um preço competitivo e com uma margem de tempo razoável; portanto, eles precisam de um parceiro estratégico que proteja seus objetivos estratégicos e os apoie durante a última etapa da cadeia de abastecimento para oferecer o melhor serviço possível.

Para ter certeza de que o fornecedor escolhido está fazendo sua parte no trabalho, precisamos medir sua eficiência.

Primeiro, precisamos verificar se as soluções propostas atendem às necessidades do departamento de distribuição e aos objetivos gerais da empresa. Especificamente, a empresa precisa saber com certeza se o fornecedor está fazendo as coisas da maneira certa. 

Em linhas gerais, você pode determinar esse nível de eficiência com base no comportamento do nível de serviço do fornecedor de logística com o cliente; você pode analisá-lo de diferentes pontos de vista.

O nível de serviço oferecido pelo fornecedor com base em suas capacidades tecnológicas, financeiras e organizacionais. 

O nível de serviço prestado pelo fornecedor, ou o que o fornecedor está realmente entregando à sua empresa em termos de comportamento ou atitude.

O nível de serviço percebido, ou seja, o que a empresa quer receber do fornecedor logístico.

Depois de saber se os serviços oferecidos estão sendo realizados de acordo com os indicadores esperados, o serviço prestado e a melhor percepção dos resultados, o melhor resultado seria ter uma concordância entre esses níveis de serviço para que a empresa possa dar nota de aprovação ao seu fornecedor de logística.

Se houver alguma discrepância importante entre esses níveis, seria um bom momento para revisar os termos do contrato, os recursos comprometidos e as metas, para que seja possível realizar ações corretivas em todo o sistema de gestão logística (empresa – fornecedor). 

Terceirizar os serviços de logística deve ser uma solução para liberar a empresa para se concentrar em seu negócio principal, não uma fonte de conflito. 

O Grupo FLS acumulou conhecimento e experiência de décadas em transporte, armazenamento, distribuição, soluções multimodais, logística internacional e serviços de manutenção de frotas, contribuindo com valor para a cadeia de abastecimento de empresas em diversos setores, utilizando tecnologias avançadas para oferecer soluções logísticas abrangentes e personalizadas. feito às necessidades de seus clientes.

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