Um dos principais pontos de preocupação na atualidade é com o aumento do número de pessoas desconhecidas que acessam os condomínios, tais como entregadores de e-commerce e aplicativos de alimentação, bem como as visitas de agentes de saúde aos mais idosos. Ou seja, houve um aumento na rotatividade de prestadores de serviço e de atendimentos técnicos variados.
Esta situação exige que a administração dos condomínios trabalhe com procedimentos mais firmes de identificação e validação antes do acesso, porém usualmente isso pode ser quebrado pelo comportamento do morador, que não aceita seguir os protocolos ou aqueles que são enganados e acabam facilitando o acesso de marginais.
Tipos de golpes em condomínios
Golpe do falso visitante
Como os bandidos agem: O bandido faz uma ligação telefônica para a portaria, se passando por morador de um determinado apartamento. Esta ligação é para autorizar a entrada de um suposto visitante. O falso morador passa os dados do visitante e autoriza sua entrada. O falso visitante, já dentro do condomínio, realiza os assaltos.
Como se proteger? Porteiro: nunca deve aceitar autorizações de acesso realizadas por telefone.
Condômino: Se você precisar autorizar o acesso de alguém em sua ausência, insira as informações no sistema de gerenciamento do seu condomínio ou envie uma autorização de acesso à administradora via e-mail e confirme com o síndico ou zelador, por mensagem de áudio de seu próprio celular.
Golpe do entregador
Com o aumento de entregas durante a pandemia, os bandidos aproveitam a situação para aplicar golpes. Muitos deles se vestem como entregadores comuns, com capacete, mochila e colete. Ao passar pela portaria, rendem o porteiro ou o morador. Para evitar a entrada, o ideal é que na portaria exista um passa-volumes e que o morador ou responsável da unidade venha retirar suas encomendas sem contato direto com o entregador. O portão deve permanecer o tempo todo fechado.
Golpe do falso agente de saúde
O golpe do agente de saúde ficou popular em 2020 por conta do início da pandemia, mas já era utilizado em outras situações. Os bandidos, disfarçados de agente sanitário, tentam entrar no condomínio com a desculpa da aplicação de testes ou do controle de pragas, por isso o condomínio precisa ter um controle rígido da entrada de estranhos por melhores que pareçam ser as intenções.
Golpe do prestador de serviço
Não é tão incomum serviços de internet, telefone ou de TV por assinatura precisarem de manutenção, mas os bandidos também sabem disso. Por isso, eles se disfarçam de prestadores de serviços para entrar no condomínio e assaltar. A entrada, portanto, só deve ocorrer na certeza do agendamento do serviço.
Golpe do corretor de imóveis falso
É muito comum para os colaboradores da limpeza e manutenção circularem em pisos molhados, principalmente durante a lavagem nessas áreas. Essas situações costumam oferecer riscos de quedas por escorregões que as botas de material adequado, como a borracha, conseguem evitar. Além disso, assim como as luvas, elas também protegem de qualquer material cortante, ou contaminante, que o colaborador venha a entrar em contato acidentalmente.
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Como evitar invação no condomínio
A pandemia nos fez entrar em um estado de isolamento social, cenário que ainda continua, mesmo que parcialmente, e isto fez com que moradores estivessem frequentemente em suas casas e apartamentos. A mudança no comportamento de moradores fez com que os bandidos tivessem que criar, ou alterar, as modalidades de golpes praticados para invadir condomínios residenciais ou comerciais.
De olho neste cenário, é válido estar atendo a uma lista de situações críticas que estão sendo usadas para invasão de condomínios para evitar prejuízos e violência. Fique atento às 10 dicas abaixo:
Agente de saúde para Covid-19
Alguns golpistas estão usando roupas brancas e apetrechos médicos para simular visitas para aplicação de testes de coronavírus. A orientação é não permitir a entrada inicialmente, uma vez que estes testes, em geral, não são feitos em domicílio. Deve-se conferir com a Vigilância Sanitária e, em caso de insistência, sem comprovação, chamar a Polícia Militar (190).
Entregador de aplicativo
O ideal é que na portaria tenha um passa-volumes e que o morador ou responsável da unidade venha retirar suas encomendas não tendo contato direto com o entregador, pois o portão deve permanecer o tempo todo fechado. Em caso de idosos e pessoas enfermas, é preciso informar a administração do condomínio para que sejam tomadas as providencias necessárias à entrega.
Carro no portão da garagem
O morador pode esquecer o controle ou ele não funcionar, mas é preciso que a identificação do morador seja feita antes da liberação do acesso. Não se deve identificar apenas o veículo, pois ele pode estar com placas clonadas. As viaturas da polícia também devem ser atendidas na parte externa. Quando o morador estiver com problemas na abertura do portão, o ideal é que ele pare seu veículo ao lado de fora do prédio e vá até a portaria fazer sua identificação. Desta forma a liberação do acesso será feita com segurança.
Ligação falsa autorizando entrada
Outro golpe comum é uma ligação, feita para a portaria em nome de um morador, liberando a entrada de uma pessoa que vai chegar e já está com a chave da unidade. O ladrão então se apresenta algum tempo depois, entra e realiza o roubo. Nesses casos é preciso que a portaria contate o morador pelo interfone ou telefone pessoal, faça a identificação do visitante e só libere a entrada de pessoas em uma unidade vazia quando previamente cadastradas no sistema.
Prestador de serviço concessionária de telefonia ou energia
A pessoa chega na portaria e alega vir fazer reparos na rede de internet e funcionário libera a entrada e o ladrão então se dirigir a alguma unidade de morador ausente para realizar o roubo. Para se proteger da situação a portaria não deve se desviar do procedimento de rotina para deixar entrar quem quer que seja. Não importa se a pessoa está vestida como funcionário de empresas de telefonia conhecidas, diz ser oficial de justiça ou entregador.
Corretor de imóveis
Existe um grupo de pessoas que finge ter conhecimento de um imóvel que está para ser negociado e solicita a entrada para poder verificar o apartamento. Usam como incentivo oferecer uma comissão ao porteiro ou segurança. A recomendação é que o acesso de corretores seja mediante autorização prévia por escrito do proprietário, identificando o nome completo e RG dos corretores, além dos dados da imobiliária contratada.
Serviços de mudanças
Mudanças devem ser previamente agendadas com a administração para que esta comunique a equipe da portaria e/ou segurança. Durante a mudança os portões devem ficar fechados, abrindo somente o tempo necessário para carga e descarga. Seria ideal se o condomínio providenciasse um agente de segurança para monitorar o processo e não permitir que outras pessoas se aproveitem da situação para entrar no condomínio.
Liberação de estranhos
Liberação de funcionários e prestadores de serviço acompanhados por estranhos. O agente, por conhecer a pessoa, libera a entrada de funcionários e colaboradores, mesmo que acompanhados de terceiros. Os funcionários do condomínio devem ter autorização do síndico, administração ou zelador para entrar com outra pessoa, assim como os empregados domésticos devem pedir autorização ao morador e este informar por escrito a permissão da entrada.
Faxineiros
Horários de limpeza e retirada de lixo: o agente, normalmente, permite que o portão fique aberto para facilitar o trabalho da equipe de limpeza. Porém, o portão deve permanecer fechado e só ser aberto quando o funcionário da limpeza passar. Deve haver sempre um outro funcionário vigiando a operação do lado de dentro.
Festas e eventos
O agente libera a entrada de convidados sem anunciar ou consultar a lista de convidados quando moradores orientarem que está realizando uma festa. Esses eventos devem ser agendados e é de responsabilidade do morador providenciar uma lista com os nomes dos convidados e deixar com a administração para que seja repassada ao agente que fará o controle.