O que é a gestão financeira de um condomínio? É a combinação das tarefas relacionadas a receitas, despesas e gerenciamento financeiro para um grupo condominial, seja ele pequeno ou grande. Dependendo do tamanho da comunidade, eles podem adicionar uma grande tarefa mensal. Se você é um condomínio autogerenciado, essa atividade pode levar muito tempo. Se você quiser descarregar essa responsabilidade, entre em contato com um serviço especializado de contabilidade ou gestão financeira.
Assim como a gestão financeira de uma empresa exige todo o acompanhamento das despesas, receitas, vendas e relatórios, é importante que gestores de condomínios encarem da mesma forma.
Buscar um síndico profissional, um gerente predial ou mesmo contratar um serviço terceirizado para condomínios em São Paulo pode ser a melhor solução.
Não é segredo que hoje a gestão condominial requer do síndico diversos conhecimentos e habilidades, que vão desde a destreza em se relacionar com os demais condôminos até a expertise de controlar os recursos financeiros.
E são os recursos financeiros uma das maiores preocupações de quem está envolvido neste meio, visto que, o uso adequado do caixa do condomínio é um importante indicador de uma gestão eficiente e assertiva.
Muitos gestores condominiais possuem dificuldades em realizar um planejamento financeiro adequado, sendo o intuito desta matéria fornecer dicas simples e eficazes para auxiliar nessa tarefa.
Para que o síndico idealize seu trabalho de acordo a real necessidade do condomínio, é importante que na Assembleia Geral Ordinária sejam listadas, juntos aos condôminos, as prioridades a serem executadas. Se isso não foi feito fique tranquilo, ainda há tempo! O síndico pode convocar uma assembleia extraordinária para determinar essas diretrizes e obter o apoio de todos os condôminos, formando assim uma gestão colaborativa.
Determinadas as prioridades, uma dica para o síndico é fazer uso de uma ferramenta bastante conhecida na Gestão de Projetos, a 5W2H, popularmente chamada de Plano de Ação. Nesse Plano de Ação o síndico deverá descrever detalhes sobre cada prioridade, usando como direção as perguntas: O que fazer? Porque fazer? Como fazer? Quando fazer? Quem fará? Quanto custará? A resposta de cada questionamento irá direcionar o gestor para as corretas tomadas de decisões.
Em conjunto ao Plano de Ação, o síndico deve estar atento a Previsão Orçamentária, para que a utilização dos recursos financeiros seja coerente com a situação financeira do condomínio. Portanto, deve-se comparar mensalmente o Orçamento Previsto versus Orçamento Realizado. Para tal comparação, o síndico pode usar uma planilha de Excel ou solicitar os relatórios gerenciais da administradora, que são fortes aliada do condomínio e do síndico na busca por uma gestão financeira eficiente.
A execução de um planejamento financeiro requer disciplina e constantes avaliações, por isso, a importância da dedicação do gestor no cuidado diário para com o condomínio. Os condôminos, também podem contribuir com dicas e apoio ao síndico, bem como, cobrar o desenvolvimento do planejamento.
Gestão financeira é o caminho para o crescimento de empresas e condomínios
Empresas, sejam elas micro ou pequenas e medias, tem todo um processo de gestão financeira fundamental para a sua sobrevivência. A gestão é o grande caminho para empresas não falirem e conseguirem superar o marco de 2 anos de abertura, ponto em que grande parte fecha, como apinta o SEBRAE.
Rotinas como Fluxo de caixa, controle de despesas, contas a pagar, prestações, dívidas, cobranças são parte do cotidiano de todo empreendedor. Muitos conseguem controlar parte disso com planilhas, mas essa é uma opção pouco profissional e insegura. O melhor caminho é contratar um software de gestão financeira completo. Muitas opções são integradas com soluções de ERP, CRM, nota fiscal eletrônica, entre outros.
É importante que essas soluções permitam a emissão de relatórios, fundamentais para o acompanhamento e tomada de decisões.
Psicólogos para empresas em São Paulo
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral. Em São Paulo o serviço de psicólogo na capital oferece diversas opções de ótima qualidade.
A psicologia do trabalho (ou laboral) é a área da psicologia que se encarrega de estudar o comportamento do ser humano no âmbito do trabalho e das empresas. Também é conhecida sob a denominação de psicologia do trabalho e das organizações pelo fato de poder analisar o comportamento em associações civis ou governamentais.
Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.
Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização.
A psicologia do trabalho dispõe de metodologia e objetivos próprios, ainda que lembre um pouco a psicologia social. O seu objecto de estudo é a conduta do ser humano no contexto do trabalho, a partir de uma perspectiva individual, grupal (colectiva) e social. O objectivo principal desta disciplina consiste em melhorar a qualidade de vida laboral dos trabalhadores.
Administração de condomínios
Muitos pensam que condomínios, mesmo os residenciais, não devem ser administrados como empresas. Grande erro.
Comunidades de condomínios de proprietários de imóveis são normalmente criadas como corporações sem fins lucrativos. Assim como as corporações com fins lucrativos, elas têm renda e despesas mensais. Essa receita e despesa exigem que as tarefas contábeis mensais sejam concluídas.
Tarefas Relacionadas com Despesas
Pagar contas é uma das tarefas mais demoradas para um condomínio. As tarefas relacionadas a despesas incluem:
- Revisar faturas e aprovar faturas
- Gerenciar contas corretamente para que suas demonstrações contábeis sejam precisas
- Além disso, lidar com solicitações de pagamento de fornecedores e criar extratos de final de ano
Tarefas de Gestão Financeira
A supervisão do dinheiro do condomínio é, sem dúvida, o trabalho fiduciário mais importante do conselho. As tarefas de gerenciamento financeiro incluem:
- Gerenciamento de caixa para garantir que você tenha dinheiro suficiente no banco para pagar contas antes de efetuar um pagamento;
- Manter uma conta bancária operacional e conta (s) de reserva / investimento que priorize segurança, liquidez e retorno nessa ordem;
- Relatórios financeiros para mostrar o status de seus fundos para que você possa manter-se em dia com suas finanças e permanecer dentro do orçamento;
- Reconciliações bancárias para ajudar a proteger seus fundos, mostrando que o que seus relatórios financeiros retratam corresponde ao que está em sua conta bancária.
Relatórios financeiro
Se você não tem relatórios financeiros oportunos e precisos, você pode gastar mais do que sua renda, o que pode causar mais trabalho, precisando de uma avaliação especial e causar dor aos proprietários.
Além disso, se você não tiver visibilidade de suas contas bancárias (visualização on-line de mais de um membro do conselho ou extratos bancários mensais para todos os membros do conselho) ou receber um relatório mensal de conciliação bancária, não estará fornecendo a devida supervisão. uma vítima de roubo.