Apresentamos uma lista de tarefas com foco na limpeza de escritórios. Este checklist pode ser usada para ajudá-lo a entender o que você precisa, o que deve fazer, como descartar materiais e muito mais.
Use este documento como parte da seção Prevenção da abordagem Preparar, Informar, Prevenir, Recuperar para retornar ao trabalho.
Quando começarmos a voltar ao trabalho, precisaremos pensar na limpeza regular de nossas instalações e locais de trabalho. Para interromper a disseminação do coronavírus (COVID-19) no local de trabalho e limitar sua exposição ao risco, você precisará considerar o papel que a limpeza eficaz terá e como pode ser a limpeza eficaz.
Esta lista de verificação examina uma variedade de aspectos do processo de limpeza no mundo COVID-19 e ajuda você a entender o que pode e deve ser feito. Ele examina 6 áreas, “O que eu preciso?”, “Quando eu preciso limpar?”, “O que eu preciso limpar?”, “Limpar com segurança”, “Preparar para limpar” e “Após a limpeza”. Eles cobrem as principais áreas necessárias para atingir seus objetivos, permitindo que você marque cada parte do processo assim que estiver concluído.
Trabalhamos com limpeza terceirizada para empresas em São Paulo e ABC Paulista. Fale conosco para um orçamento.
Entre em contato com o Grupo FLS e solicite um orçamento.
Checklist de limpeza de escritório
Confira a lista de tarefas para limpeza considerando o COVID-19
O que eu preciso?
- Solução de limpeza / desinfecção / toalhetes
- Detergente doméstico seguido de desinfecção
- SDS para produtos de limpeza
- Siga as instruções do fabricante
- Certifique-se de que o produto é adequado para as superfícies que você está limpando
- Método de limpeza de gravação
Quando eu preciso limpar?
- Limpeza geral no final da jornada de trabalho
- Limpeza da estação de trabalho – quando você terminar de usar a estação de trabalho
O que eu preciso limpar?
- Superfícies frequentemente tocadas
- Tampos de mesa
- Maçanetas
- Interruptores
- Secretárias
- Banheiros e portas
- Torneiras
- Superfícies de cozinha
- Puxadores de armário
Limpeza com segurança
- Leia o rótulo do produto e SDS
- Siga as instruções
- Use luvas durante a limpeza
- Lave as mãos antes e depois
- Use luvas descartáveis sempre que possível
- Use apenas luvas reutilizáveis para limpeza geral
- Não compartilhe luvas
Preparando para limpar
- Impedir o acesso a áreas que foram utilizadas por casos suspeitos ou confirmados
- Salas de descanso
- Banheiros
- Pontos de toque
- Abra portas e janelas externas (se possível) para aumentar a circulação de ar
Após a limpeza
- Disposição
- EPI descartável
- Saco duplo, ou seja, coloque os materiais acima em um saco de lixo, e coloque este saco de lixo dentro de outro e descarte o lixo geral
- Lavagem
- Equipamento de limpeza reutilizável (por exemplo, cabeças de esfregão)
- Seque completamente antes de reutilizar
- Esvazie e limpe novamente o equipamento. Por exemplo, baldes, com uma nova solução de desinfetante e seque completamente antes de reutilizar
- Portaria virtual como funciona?
- Como remover sem esforço manchas de óleo e graxa de um piso de garagem
- Dicas para manutenção de prédios e condomínios
- Quais são as funções e as atividades de um porteiro?
- Dicas para se manter seguro ao morar em um apartamento ou condomínio
- As camadas de proteção em condomínios residenciais
Produtos de limpeza para coronavirus
Para uma instalação bem mantida sem exposição conhecida ao COVID-19, a limpeza de rotina normal com água e sabão funcionará para a grande maioria das superfícies. Use desinfetantes hospitalares para áreas de alto contato, verifique se o que você está usando está listado na Lista N da EPA: Desinfetantes para uso contra SARS-CoV-2 (COVID-19).
Foque em áreas de alto contato
A interrupção da propagação potencial do coronavírus começa com sua eliminação nas áreas e superfícies com as quais as pessoas mais interagem em suas instalações. As áreas de alto uso, como banheiros e entradas, devem ser limpas rotativamente durante o dia. Concentre-se em áreas de alto contato como:
- Limpe portas, móveis e outros objetos nas entradas e saídas
- Limpe frequentemente os botões do elevador, interruptores de luz e tampas da placa do interruptor de luz
- Preste atenção extra às superfícies que as pessoas agarram, como maçanetas, maçanetas de armários, torneiras e corrimãos de escada
- Limpe continuamente telas sensíveis ao toque compartilhadas, controles remotos de TV, caixas registradoras, touchpads de caixas eletrônicos, tablets, telas de computador, teclados, telefones e outros aparelhos eletrônicos com lenços à base de álcool
- Não se esqueça das mesas, cadeiras, escrivaninhas nas salas de conferências, salas de descanso, áreas de espera e saguões